Bom dia, Boa tarde, Boa noite.
A cuia do chimarrão é objeto de várias teorias, crendices, superstições, chegando a ser tratada quase como se tivesse vontade própria. De certa forma, tem mesmo, já que provém do porongo, que algo vivo e de certa forma possuidor de certo livre-arbítrio.
Já tive dificuldades horríveis para curar uma cuia nova, e os melhores resultados não foram totalmente satisfatórios... Acabei tendo que recorrer aos "curandeiros", que levaram ela embora, fizeram seus procedimentos obscuros, e a trouxeram, de fato, melhorada.
O que me incomoda é que a coisa não é assim. Eu como um homem científico (embora não totalmente cientificista) me recuso a adotar procedimentos sem questionar sua viabilidade. É mais que óbvio que deixar a cuia de molho na erva três dias seguidos OU já ir tomando chimarrão com ela não faz (ou não deveria fazer) a menor diferença. Mas enfim, deixemos isso para outros discutirem.
O que me traz aqui é que, aparentemente, descobri um bom meio de dar uma renovada naquela cuia que azedou dum dia pro outro. Evidentemente o que acontece ali é uma proliferação bacteriana, e matar as bactérias bem matadinhas é o primeiro passo para tirar o cheiro ruim e evitar que azede de novo tão fácil, sem falar que o único jeito de tomar um chimarrão bom é numa cuia que não está azeda.
Pois bem, acredito que derramar álcool na cuia e deixar um tempo possa funcionar bem, mas como hoje em dia o álcool está muito pouco concentrado, e seria necessária uma quantidade meio grande de álcool, deixando o procedimento um pouco caro demais.
Outra maneira seria com radiação. Tentando curar minhas cuias das quais já falei, deixei-a de cabeça para baixo sobre uma lâmpada de 40W. De fato esquentou bastante, e as bactérias devem ter morrido, mas também ficou uma mancha carbonizada no fundo da cuia, que contaminou definitivamente o gosto do mate...
Próxima teoria: água quente, muito quente. Isso é o que eu vinha fazendo: despejava água fervendo até preencher dois terços da cuia. Às vezes parecia até que estava efervescente. Aparentemente tinha tudo para dar certo. Mas não: diria eu que, a partir do momento em que a água entrava em contato com a cuia, e mesmo antes, enquanto era derramada, a evaporação e o contato com o ar fazia com que a água já não estivesse tão quente. E tem mais: após derramar a água fora, a cuia ficava úmida e fria, devido à evaporação, e isso seria suficiente para que as poucas bactérias sobreviventes começassem a se multiplicar no "caldo".
Pois hoje fiz algo que realmente parece ter funcionado: pequei a cuia e coloquei, de cabeça para baixo, sobre o bico da chaleira enquanto a água fervia. O vapor saía àquela temperatura muito alta, e ia esquentando a cuia por dentro. Quando a cuia já estava quente POR FORA, ou seja, todas as camadas potencialmente contaminadas já estavam à temperatura máxima, enxaguei a cuia com a própria água fervente, joguei fora rápido antes que esfriasse, e sacudi bem (por um minuto mais ou menos) para que não ficasse resto de umidade.
Pois bem, depois de fazer isso, dentro de uma hora a cuia já estava totalmente seca, limpa e praticamente sem cheiro, tanto que agora estou tomando um chimarrãozinho bem satisfatório...
Por hoje era isso
Helton
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Buenos dia, Helton,agradeço a dica e vou agora fazer o procedimento, porque fiz vários e pouco resolveram e creio que realmente tu achaste o jeito certo de curar a cuia, obrigado the bagual, abraços....
ResponderExcluirBuenas, Helton!
ResponderExcluirJá tentei várias formas de evitar o azedo de uma cuia nova, vou tentar essa nova dica.
obrigado!
Vou tentar essa dica também! ;)
ResponderExcluirOpaaaa
ResponderExcluircomprei minha primeira cuia em gramado esse fim de semana e estava tentando curar das maneiras mais populares, mas essa do vapor faz mais sentido.
Que tal seca-lá com secador de cabelo?
KKKKK, eu digitei no google o que fazer quando a cuia de chimarrão mofa, pensei que não fosse aparecer nada, pensei que eu era o único com esse problema, mas a gauchada tá pra lá de unida...kkkk vou seguir essa dica também!
ResponderExcluirÁgua oxigenada é a melhor maneira. Limpa os germes e bactérias que porventura existam no interior do porongo. Depois é só lavar com água limpa e usar no mate.
ResponderExcluirDeixar a cuia com uma solução de água e Acido peracetico (eu usei 3ml do acido) por 1 ou 2 dias e o suficiente para tirar o cheiro e o gosto causado pelas bactérias. No meu caso a água oxigenada e a água sanitária só pioraram a situação da cuia.
ResponderExcluirValeu mesmo pela dica , ja estava a jogar a cuia fora, como tantas outras que tiveram esse fim. Muito obrigado :)
ResponderExcluirJa tentou Vinagre ou Aguá Sanitária e depois lavar bem mesmo com uma borracha x3
ResponderExcluirJa tentou Vinagre ou Aguá Sanitária e depois lavar bem mesmo com uma borracha x3
ResponderExcluirAcabo de fazer o que você recomendou, espero que funcione. Uma coisa a mais que fiz, para retirar a pouca umidade que restou, foi untar o interior da cuia com o próprio chá mate, assim ele absorve a umidade remanescente.
ResponderExcluirmas bah, muito bom, vou testar, abraço!!!
ResponderExcluirmas bah, muito bom, vou testar, abraço!!!
ResponderExcluirUSE BASTANTE SAL FINO COM ÁGUA 30 MINUTOS E SÓ
ResponderExcluirUSE BASTANTE SAL FINO COM ÁGUA 30 MINUTOS E SÓ
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia pessoal;
ResponderExcluirBom estes dias comprei uma cuia nova, com um certo amigo gaucho o mesmo me garantiu que a cuia ja vinha "CURADA" acreditei na palavra do mesmo, observei e notei que a mesma parecia curada.Bom chegando em casa prepare o mate e bebi na cuia, no outro dia ela estava azeda. toda verde e com forte odor. Então eu fiz sai a procura de como concerta-la, cheguei a este blog do helton e achei boa a ideia.
No meu caso peguei uma chaleira e deixei a agua ferver e coloquei a cuia de cabeça para baixo, sob a chaleira para ela absorver todo o vapor que subisse, em pouco tempo senti o cheiro do azedo, olhei e vi o caldo verde descer até a agua.
Demorou 5 minutos, lavei a cuia com uma nova agua fervida, sequei com papel toalha, mas ainda achei que não estava bom coloquei um pouco de açucar na agua e fervi novamente do mesmo jeito, o cheiro melhorou muito, voltou ao cheiro normal de uma cuia. lavei ela com a agua fervida (um pouco), sequei novamente e deixei ela secar sozinha sob a agua que reservei, depois fiz o modo normal colocar álcool e fogo. a cuia esta novinha e pronto para uso. Agradeço ao helton pela dica.
Eu nao tive tanta sorte coloquei no vapor desgrudou todo o revestimento (enfeite) da cuia
ResponderExcluirEu nao tive tanta sorte coloquei no vapor desgrudou todo o revestimento (enfeite) da cuia
ResponderExcluirTentem deixar de molho em Agua Oxigenada, não a cremosa, a liquida. Deixei de um dia para o outro, depois limpei bem e parece ter melhorado.
ResponderExcluirP limpar a cuia mal curada ou azeda eh só deixar ela em cima de uma caneca ou panela com a água fervendo,no caso a cuia com a boca p baixo ,o fervo faz soltar todas as impurezas da cuia,essa dica funciona mesmo.
ResponderExcluirBuenas, gratidão pela dica! Fiz e a principio o mau cheiro foi embora...so nao testei ainda no mate mas acredito que resolveu!!! Mil gracias!!!
ResponderExcluirBom. Muito bom.aki e o aelton.
ResponderExcluirObrigado a todos pelas dicas, vou fazer todos os procedimentos e mais fermento em pó e coca-cola. Kkkkkk, a minha azedou mesmo.
ResponderExcluirCompartilhando meu caso: voltando a Goiás, de uma viagem a Porto Alegre, onde comprei uma cuia toda bacana, com base e borda inox e tal (caríssima...), fui fazer a tal cura. Deixei o mate com agua 2 dias. Ferrou a cuia... Ficou azeda e com bolor verde infestado, tremendo mau cheiro. Botei água fervente e limpou um pouco. Quando secou aí é que lascou mesmo... Os fungos adoraram o ofurô e infestam mais ainda. Como última tentativa, fiz uma mistura de bicarbonato com um pouco de água. MUITO bicarbonato e POUCA água, tipo uma massa. Daí passei isso em toda a parte interna, uma camada bem grossa. Deixei 1 dia e... SUMIU COMPLETAMENTE O CHEIRO, embora tenha ficado a cor verde. Estou repetindo o processo agora. Acho que salvei a cuia... Kkk. Tentei aí. Abraço.
ResponderExcluirVou tentar essa do vapor. Obrigado!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluir